Close

26 de setembro de 2019

6 Ideias de soleiras para porta

Soleira para porta: mais funcionalidade e criatividade para a sua obra.

 

Soleira para porta; soleira para janelas. Se você é daquelas pessoas que não está muito familiarizada com os termos de obras e está reformando ou construindo já deve ter passado por esse item de acabamento que pode fazer a diferença na hora de separar ambientes, dar amplitude ou gerar um acabamento melhor para o piso da sua residência ou escritório.

 

Nesse texto vamos de dar algumas ideias de soleiras para porta para que o seu projeto saia lindo e funcional. Mas antes disso, vamos entender melhor o que é a soleira para porta!

 

Soleira para porta. O que é?

A soleira para porta, segundo definição do dicionário Michaelis é “peça quadrilonga, de pedra, cimento, ferro ou madeira, na qual se assentam os umbrais da porta, ou que se estende entre eles no chão; coiceira, limiar, lumiar, rebato, umbral”. Para facilitar, a soleira nada mais é do que uma faixa feita de vários tipos de materiais que pode ser colocada no piso debaixo da porta ou no meio de uma comôdo.

 

Qual é a sua finalidade?

A soleira para porta tem uma finalidade essencial: demarcar a sepação entre um ambiente e outro dentro do imóvel.

 

Ideias para sua soleira!

1 – Imóvel pequeno: se o imóvel é pequeno e o piso escolhido é o mesmo para os dois ambientes, o ideal é não utilizar a soleira. Isso faz com que a demarcação dos cômodos fique muito evidente e confere a sensação de que o espaço é menor ainda.

 

2 – Escadas: a soleira é indicada para ser usada também na borda de degraus de escadas. Isso porque além de deixar o ambiente mais sofisticado, ela serve como um “alerta” de mudança de nível e oferece mais segurança a quem passa pelo local.

 

3 – Cores: as cores das soleiras devem ser escolhidas de forma que se tornem hamônicas com as cores dos pisos e paredes, principalmente se o ambiente é menor, no entanto, essa não é uma regra, pois existem projetos que priorizam destacar este tipo de material. Seja de um jeito ou de outro, as possibilidades de cores e materiais são muitas.

 

4 – Materiais: o processo de escolha do material que será utilizado na soleira deve levar em consideração a qualidade do produto, uma vez que o mais importante é que ele seja um material resistente. Dentre os mais utilizados estão o granito e o mármore, mas também podem ser feitos de metal, madeira e cerâmica.

 

5 – Pisos Diferentes: a utilização de soleiras para demarcar espaços que têm o piso diferente é o mais indicado. Um bom exemplo é a separação do piso da cozinha para o piso da sala.

 

6 – Instalação Diferente: a soleira facilita que o seu projeto tenha design diferente mesmo usando o mesmo material no piso. Um exemplo é um corredor feito com a instalação do piso na vertical e na sala o mesmo piso, no entanto na diagonal.

 

Seja para valorizar o ambiente ou para aumentar as possibilidades de criar layouts diferentes para a sua reforma ou construção, a soleira é excelente para facilitar e deixar o seu projeto mais criativo e funcional.

 

Se gostou dessas dicas, não deixe de compartilhá-las em suas redes sociais. Para saber mais sobre soleiras de granito ou mármore, entre em contato conosco. Ficaremos felizes em te ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *